segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Melhores filmes de 2016, na minha opinião

Chegou ao fim o ano difícil ano de 2016, talvez um dos anos recentes mais fracos, mas embalou no fim e acabou com um saldo bem positivo. Na tentativa de reunir os filmes lançados nesse ano, tentei não colocar os filmes que estrearam nesse ano por atraso das distribuidoras, mas quatro merecem muito figurar nessa lista, justamente os primeiros. Mas tem filme bom produzido neste ano sim!



Os chamados filmes de Oscar são inegavelmente superiores, alguns figuram entre os que eu mais me empolguei, diverti, me emocionei na minha vida. Dos lançamentos mundiais destes ano os destaques vão para "Os 8 Odiados", de Quentin Tarantino, que é um dos Tarantinos mais fraco que já vi, acho inferior até ao Jackie Brown, mas ainda assim é um filmaço, o que prova que o cara é um gênio. Merece entrar na lista dos 10 melhores.

Este ano teve muito destaque nos filmes de terror, dos quais dois me chamaram bastante a atenção, "A Bruxa" e "Invocação do Mal 2", com visões particulares de terror, um com mais clima pesado, sem gore e outro com sustos e tudo mais. Gostei também de dois filmes de terror que lidam com características físicas dos protagonistas. O lançamento no Brasil exclusivo Netflix, "Hush-A Morte Ouve" (que péssimo subtítulo) e outro de um diretor que gosto muito, Fede Alvarez, trazendo "O Homem Nas Trevas".

Os filmes de super-heróis decepcionaram muito. Por ordem de lançamento, Deadpool (o único que eu colocaria na lista), um filme que brinca muito com o gênero, que está começando a dar sinais de saturação e tem muita imaturidade. Batman Vs. Superman - A Origem da Justiça, o filme mais injustiçado do ano pela crítica, a galera pegou muito pesado com um filme que tem erros, é claro, mas apresenta contextos muito diferentes e interessantes, o filme traz algo novo. 
Capitão América-Guerra Civil, o filme que mais me deixou receoso sobre como o gênero de super-heróis está ficando saturado, com um potencial enorme, porque eu adoro o Guerra Civil dos quadrinhos, mas entrega um episódio de série, completamente esquecível. X-Men Apocalypse, sinceramente ignoro. Esquadrão Suicida, o pior filme de quadrinhos do ano, olha que eu torço muito pela DC, mas não dá, uma história bizarra e um Coringa boçal fazem este filme um dos que eu menos gosto em TODOS os de super herói que já vi. Pra fechar o ano, Doutor Estranho, um visual muito absurdo, com as cenas de ação mais divertidas do ano, mas é só, um roteiro comum que não sai da zona de conforto, diferente de Batman Vs Superman.


Sobre os blockbusters, me decepcionei com Warcraft, Procurando Dory e O Bom Dinossauro, dois da Pixar no mesmo ano :(. Em contrapartida gostei muito de alguns que me surpreenderam, como Mogli, As Caça-Fantasmas e Star Trek: Beyond, gostei bastante dos três, já que me interessava pelo material anterior, principalmente Mogli, me diverti bastante.
Sobre Animais Fantásticos e Star Wars: Rogue One, não tenho poder crítico para avaliar histórias que apelam tanto para o meu emocional, mas tenho que dizer que prefiro a saga Harry Potter e os episódios da cronologia episódica de Star Wars.

Sobre os filmes nacionais, alguns que pude ver gostei bastante, primeiro com Mais Forte que o Mundo- A História de José Aldo que é bem divertido e conta uma história sensacional de um lutador que sou muito fã. Mas não podemos falar em filmes brasileiros sem ao menos citar Aquarius, um dos mais brilhantes relatos do que é o Brasil, excelente.

Abaixo estão os 10 melhores filmes lançados no Brasil em 2016, na minha opinião :)



1 "Creed". Desculpem os outros, mas nenhum filme me fez vibrar mais e ficar tão feliz no cinema quanto Creed, um dos 3 melhores da franquia Rocky, sem dúvidas. Aqui o lado emocional pesou muito.
2 "O Quarto de Jack". Ao mesmo tempo em que "Creed" me fez vibrar como nenhum outro, "O Quarto de Jack" me fez chorar como nenhum outro, provavelmente não irei rever, mas ficará marcado pra mim.
3 "Spotlight". Como estudante de jornalismo esse filme me fez pensar sobre os caminhos da profissão e a enorme importância dela para o mundo, vale muito a pena.
4 "O Regresso". Um filmaço da luta humana pela sobrevivencia, com uma fotografia fantástica e atuações muito boas, merece o quarto lugar.
5 "A Chegada". O melhor filme de ficção científica dos últimos anos, traz questões lindas que só podem ser discutidas se você viu o filme, então aproveite.
6 "Os 8 Odiados". Tarantino não foi tão brilhante como sempre, mas ainda assim é melhor que 95% de tudo o que sai no cinema.
7 "Capitão Fantástico". Original, lida com questões brilhantes e situações absurdamente interessantes, como o "Noam Chomsky Day". Emociona, diverte e é simplesmente lindo.
8 "Aquarius". Sem dúvidas o melhor filme brasileiro do ano, um absurdo que tenha sido relacionado com polêmicas políticas e ficado fora da disputa pelo Oscar. Vale ser visto por coxinhas e petralhas sem nenhuma restrição.
9 'Rogue One - Uma História Star Wars". O melhor Star Wars do ano, então merece estar aqui. Esse filme engrandece ainda mais o Episódio IV, só por isso já merece lugar na lista. Além da cena com final, que significa muito mais depois da morte de Carrie Fischer
10 "O Lagosta". Filme muito estranho, com uma premissa das mais originais que eu já vi e me deixa curioso com os próximos passos do diretor grego.

Menções honrosas: Deadpool (estava na lista até a última revisão, quando coloquei Capitão Fantástico), Zootopia (quase entrou na lista), A BruxaInvocação do Mal 2, O Homem Nas Trevas, Star Trek: Beyond, Mogli-O Menino Lobo, Anomalisa, Animais Fantásticos e Onde Habitam"

Tem algum que eu não falei? Alguma posição que você discorda? Comenta aí! Adorarei falar contigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário